Menu


RADIOATIVAONLINE.COM

A origem da Viola

A viola é por excelência um instrumento musical do meio rural, sendo muito disseminada em nosso país, e encontrada nos mais longínqüos rincões do sertão brasileiro.

Sua origem é remota. No baixo latim encontramos: vidula, vitula, viella ou fiola, mas nenhum destes vocábulos serviu para designar a nossa viola. Tratava-se de um violino pequeno, um tetracórdio. Era a viola de arco, uma espécie de rabeca. Mas a nossa viola é também bastante idosa, veio de Portugal e ao aclimatar-se em terras brasileiras sofreu algumas modificações, não só em sua anatomia como também no número de cordas. É a lei da evolução. Evoluiu tanto que nós conhecemos no Brasil cinco tipos distintos de violas de cordas de aço: a paulista, a goiana, a cuiabana, a angrense e a nordestina. Dos tipos mencionados, estudaremos apenas a paulista e a angrense pelo fato de serem as mais conhecidas e encontradas com maior freqüência em nosso Estado.

Tonico e Tinoco...Mais de 150 milhões de cópias vendidas, entre discos 78 rpm, long play's, compactos, e fitas k7...Os maiores artistas em vendagem de discos no Brasil, superando Roberto Carlos entre tantos outros considerados reis pela mídia. A dupla se destaca entre os maiores artistas em vendagem de discos no mundo, ao lado de Beatles, Frank Sinatra e Elvis Presley.

Graças a todos voce estamos com grande audiência local e mundial.

Tenha você também a sua rádio